
Não Empatia: Como lidar?
janeiro 25, 2022
Tédio: o que pode estar desmotivando o seu filho?
janeiro 25, 2022A criança inquieta precisa de um tempo com ela mesma para concentrar-se. Através de treinos cognitivos, mediados pelo Neuropsicopedagogo, podem contribuir muito com o aumento da atenção concentrada, no qual trabalha a seleção de estímulos relevantes ao ambiente, buscando os detalhes do campo visual e focalizando nestes estímulos.
A atenção concentrada é uma das funções cognitivas essenciais para que a criança consiga obter êxito nos estudos e em sua vida, por isso, (em casos em que essa agitação for associada a outros comportamentos excessivos), é necessário o acompanhamento desta criança por uma equipe multidisciplinar, para fazer uma avaliação e receber o tratamento adequado.
Como o Neuropsicopedagogo Clínico pode ajudar?
O papel do Neuropsicopedagogo neste caso é desenvolver atividades com a criança que trabalhem a memória, atenção aos detalhes e atividades de raciocínio, assim como orientar os pais para que proporcionem vivências que permitam o livre brincar, desenvolvendo a criatividade e a autonomia.
Dica:
Jogos ou atividades que desenvolvem a concentração da criança:
1. Desenhos quadriculados;
2. Quebra-cabeça;
3. Dominó;
4. Jogo da memória;
5. Labirintos;
6. Pintar mandalas ou utilizar pincel para colorir um desenho em tela.
Atividades para imprimir: https://www.educlub.com.br/jogo-para-trabalhar-a-atencao-a-discriminacao-visual-e-o-vocabulario/



